Que Europa queremos?

20-08-2012 20:34

Durante quatro meses (9 de Maio a 9 de Setembro), a Comissão Europeia tem online um site onde os cidadãos europeus poderão dar a sua opinião sobre aquilo que pensam acerca do futuro da Europa. Sendo 2013 o “Ano Europeu do Cidadão”, a Comissão Europeia pretende envolver ativamente os cidadãos no processo da construção europeia.

Esta iniciativa reveste-se de uma importância maior no atual contexto da UE27, dadas as personalidades que questionam a União Europeia enquanto projeto económico, político e social. Por isso, aqui está uma oportunidade para todos nós nos fazermos ouvir e manifestarmos a nossa posição sobre qual é a Europa que queremos, utilizando para tal a Internet. Contudo, e até ao momento (20 de Agosto), apenas aderiram a esta iniciativa cerca de 5500 cidadãos europeus (a UE27 tem cerca de 500 milhões de habitantes!), o que dá que pensar…

Contudo, será interessante analisar os resultados desta consulta pública, tendo em conta a diversidade cultural, social, económica e política existente nos 27 Estados-membros da União Europeia. Haverá diferenças significativas sobre o futuro desejado para a Europa entre os países do Norte e do Sul? Dentro de cada país, haverá diferenças geográficas e culturais? Que impacto tem a atual crise europeia (política e económica) nas respostas dadas pelos cidadãos?

Como curiosidade, podem ser respondidas questões como “Alguma vez teve dificuldades em se deslocar para outro país da UE?”, “Alguma vez teve problemas ao tentar fazer compras pela Internet através de sítios Web de outros países da UE?” ou “Em que tipo de União gostaria de viver em 2020?”.

O questionário online poderá ser respondido em https://ec.europa.eu/yourvoice/ipm/forms/dispatch?form=EUCitizenship3&lang=pt