Um bom ano de 2015!

31-12-2014 13:24

 

Mais do que um balanço do ano de 2014, importa perspetivar o novo ano de 2015. Ano de mudanças, e mudanças importantes. Na Europa, muito se espera da nova Comissão Europeia, recém eleita com um programa ambicioso para o crescimento e emprego. Em Portugal, estamos em contagem decrescente para um novo ciclo politico, que se inicia no Outono, com as eleições Legislativas, e no final de 2015, na reta final para as eleições Presidenciais. Um novo ciclo de se espera de rutura face ao atual - mais humanista, como enfoque e respeito pelas pessoas, com um discurso de esperança e com uma visão para o futuro, orientada para o crescimento, emprego e coesão social.

 

2015 será também o início de um novo ciclo de oportunidades para o investimento, as empresas, os empreendedores e novos projetos inovadores:

  • Portugal irá beneficiar de um novo pacote de fundos estruturais até 2020 – mais de 20 mil milhões de euros – que a partir de janeiro de 2015 apoiará projetos que visem estimular a competitividade da economia, a qualificação e a coesão social e territorial (www.portugal2020.pt);
  • Haverá um novo pacote de fundos europeus para a inovação e a I&D – cerca de 80 mil milhões de euros – que poderão apoiar novos projetos baseados em conhecimento, tecnologia e inovação, desenvolvidos ou participados por empresas e outras entidades nacionais (https://www.gppq.fct.pt/h2020/);
  • Haverá também oportunidades de financiamento a projetos dinamizados por privados ou por entidades públicas, orientados para o crescimento e emprego, financiados por vários instrumentos coordenados pela Comissão Europeia (mais de 300 mil milhões de euros).

 

Mas mais do que o financiamento, o importante mesmo é haver uma dinâmica de mobilização, de inclusão e de confiança, que faça de 2015, de facto, o início de um novo ciclo.

 

Um bom ano de 2015!